quarta-feira, 29 de julho de 2009

INSTRUMENTO DA PESQUISA SOCIOANTROPOLÓGICA PRODUZIDA PELA ESCOLA CÔNEGO JOSÉ LEÃO HARTMANN


2.ª IDA A CAMPO – DOCUMENTO CONCLUÍDO EM 29.08.2001
3.ª IDA A CAMPO -DOCUMENTO (RE)ORGANIZADO EM 11 DE MARÇO DE 2005


1-ORIGENS/IDENTIDADE/
ESTRUTURA FAMILIAR/
ESCOLARIDADE

De onde vêm? Onde nasceram? Por que vieram para este local?Há quanto tempo? Como vieram? O que faziam? Onde moravam antes daqui? Quem mora junto? (e grau de parentesco, quantos,...) Pretende(m) mais filhos? Por quê? Qual a escolaridade das pessoas que moram na casa / apartamento? Pretendem estudar / continuar estudando? Por quê?



2-
SAÚDE

O que é feito para não adoecerem? Como cuidam da saúde? O que fazem quando doentes? Aonde vão? Há plano de saúde?
O que usam? Costumam procurara atendimento especializado (em postos, clínicas, hospitais, médico conhecido...) Por quê?
Quem prepara as refeições? Como são os hábitos alimentares? Como é o cotidiano Alimentar? O que significa o termo alimentação saudável?
3-
COTIDIANO

Como ficam e o que fazem, as crianças/adultos durante as tardes, manhãs, noites em finais de semana, durante a semana ( brinquedos e brincadeiras preferidas, programas de TV,)Quais os heróis preferidos ? Em que acreditam? Ouvem rádio? Quais os programas e músicas que mais gostam? O que lêem? Praticam esportes? Quais? Onde? Ocorrem festas na comunidade? Participam?
Qual a forma de sustentação da família? (bico,efetivo, contratado)
4-
INFRA-ESTRUTURA

Qual a opinião sobre a água que bebem? A luz que utilizam? Como se dá o abastecimento? Como foi feito o esgoto? Como avaliam a situação de moradia da família? O que é feito produzido pela família? Quais os dias de coleta de lixo, no bairro? Qual a opinião sobre a segurança no bairro? Por quê? Como se dão os serviços prestados pela empresas de transporte coletivo, telefonia, correios? Qual o destino do lixo? O que fazem? Reciclam? Onde? De que forma a família contribui para o cuidado com o ambiente? Separam o lixo?

5-
RELAÇÕES FAMÍLIA / ESCOLA/EXPECTATIVAS


Qual o sentimento, o pensamento da família em relação à escola? Que ações/situações permitem a relação? O que a família espera da escola? O que a família acredita que a escola espera dela? O que é feito para contribuir para a educação dos filhos? Como se dá o estudo em casa? Com quem? Em que horário?
6-
RELAÇÕES COM
DEMAIS MORADORES/
INSTÂNCAS DE PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
Como são as relações entre vizinhos? Existem associações de bairro? Quais são elas? Freqüentam alguma? Por quê? Quando ocorrem problemas, no bairro, como são resolvidos? Qual a importância das associações de bairro?
7-
CULTURA /CRENÇAS/ HÁBITOS


No quê/ em quê existem crenças? Como é a vida religiosa da família? O que mais preocupa a família, no Mundo? Quais os medos? Por quê? Quais os sonhos da família? Por quê? Qual a perspectiva, da família, num futuro imediato? A família tem a mesma crença? Freqüentam?
8- MUNDO DO TRABALHO

Quem trabalha? Profissão? É definida? É especialização? Em quê? Qual o horário d trabalho? Como se dá a relação empregada x empregador? Qual a perspectiva com relação ao trabalho? O salário é justo ao trabalho do trabalhador? Por quê? O que é trabalho? Pretende mudar de profissão, ambiente em que trabalha? De que jeito?



9-OUTRAS QUESTÕES QUE JULGAR RELEVANTES/ OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

5 comentários:

  1. Olá
    Parabéns pelo trabalho! Gostaria de ter informações atualizadas do trabalho de vocês.
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha onde eu encontrei a profe Sõnia... Estamos estruturando a pesquisa sócio antropológica com a Eja e achei o trabalho desta escola bacana. Beijos Tati

      Excluir
  2. Parabéns pelo trabalho!
    Prof. Rachel Decker (Padre Werner)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho de vocês, se puderem me enviem mais detalhes sobre o trabalho de vocês. Mari

    ResponderExcluir
  4. Muito Bom!!! Parabéns ... acho que são um exemplo!!! Paulina Vitória Nunes. Carazinho RS

    ResponderExcluir